segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Homenagem póstuma ao ano de 2009

Dois mil e nove foi um bom ano.
Contrariando todas as expectativas, surpreendendo-me de todas as formas, foi um dos grandes anos da minha vida.
Não vou dizer que me foi fácil vive-lo.Cheio de surpresas, turbulências, acontecimentos inesperados.
Mas, não obstante o prazer que este tipo de despedidas sempre me faz sentir, admito que 2009 me vai deixar saudades.
Dois mil e nove foi o ano de maior mudança na minha.
Foi o ano em que experimentei alguns dos sentimentos mais tristes que penso possíveis.
Foi o ano em que descobri, em mim, coragem e força que me eram totalmente desconhecidas.
Foi o ano em que ri, sorri e fui feliz com mais vontade.
Foi o ano em que decidi que eu iria ser isso mesmo: eu. Sem falsas modéstias, sem falsas esperanças, sem as máscaras que usava para me esconder, sem fazer sacrifícios apenas por "bem parecer".
Este foi o ano em que vi alguns dos espectáculos que sempre desejei, em que acabei uma relação de muitos anos, em que constatei que os amigos verdadeiros são capazes de grandes acções para nos provocarem pequenos sorrisos, em que recuperei hábitos que se foram perdendo com o tempo, em que conheci pessoas fantásticas, em que me aproximei de pessoas que me surpreenderam (muito) pela positiva e não me abandonaram (nunca) quando mais precisei, em que tive a melhor época de exames de sempre, em que me relacionei melhor com a minha família, em que tive as férias mais ocupadas que me lembro, em que bati recordes pessoais de leitura, em que fiz uma viagem de descoberta a Barcelona (e a mim mesma) , em que venci o medo e fiz sozinha coisas que sempre tinha feito com alguém ao meu lado, em que me apercebi que às vezes é necessário sorrir a quem não nos merece para não magoarmos quem gostamos.
Em 2009 cresci, aprendi, chorei, lutei, mudei, sorri e, acima de tudo, vivi.
Por isto. Porque, dizem os espanhóis, para um bom fim é preciso um mau começo. Porque o meu 2009 começou mal, mas acabou da melhor maneira.
Obrigada 2009.
Recordar-te-ei como um grande (bom) ano.

3 comentários:

  1. Gosto especialmente desta parte: " em que conheci pessoas fantásticas (...), em que tive a melhor época de exames de sempre"
    Para que é que mentes?! desta vez não te pedi nada... =P

    ResponderEliminar
  2. Arrancaste-me um sorriso dos grandes.
    Imaginas como sabe bem reconhecer-me em partes deste texto? Como é bom saber (não que não soubesse já) que te ajudei neste teu caminho e te fiz sentir bem? É maravilhoso. Ainda mais porque foi um ano de apoio mútuo e lutas várias que fomos vencendo aos poucos (todos juntos), justificando uma amizade que é cumplice e bonita.
    Cresceste, conheceste-te e descobriste essa coragem e essa força em ti. Agora não te esqueças de nada daquilo que 2009 te ensinou e continua a lutar diariamente por um 2010, uma década, uma vida de sorrisos, de conquistas e de muita felicidade!

    Já dizia o exmo sr Ricardo Reis «Para ser grande, sê inteiro (...) Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes.»
    ... E assim conquistarás o teu lugar ao Sol!

    Adoro-te*

    ResponderEliminar
  3. O mesmo digo eu, depois de um ano com um começo péssimo acabei muito bem. E tal como escreves identifico-me com muitas coisas que ai escreves, pois também estive numa situação parecida. Mas tudo se supera com força de vontade e empenho

    ResponderEliminar

Vamos lá reflectir...