quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Quando escrevo estas coisas fico mais aliviada

Dizem que quando perdemos alguém que nos é querido temos que fazer um período de luto.
Estou plenamente de acordo.
Também estou de acordo quando dizem que o luto tem fases, que no momento imediatamente seguinte à perda temos sentimentos que passado algum tempo se desvaneceram ou foram simplesmente substituidos por outros.
Pois bem, o meu luto já dura há algum tempo e está a entrar numa nova fase. Que eu estou a detestar.

Ao contrário do que disse, não deixei que mudassem a minha vida. Ao contrário do que pensava, isto ainda não passou.
Ainda assim, continuo a afirmar que estes foram 8 dos melhores meses da minha vida. Por tudo: pelo que vivi, pelo que aprendi, pelas pessoas novas que conheci, pelas situações que tive que ultrapassar, pelos momentos óptimos, pelos momentos menos bons.
No entanto, esta nova fase está a fazer com que eu me sinta insuportável a mim mesma!

Estou triste. Desiludida. Magoada.
Agora que eu finalmente consegui por de lado o sofrimento que vivi nos primeiros tempos, o vazio, a raiva, a desolação; vieram sentimentos novos em relação ao que se passou.
Agora veio a aceitação, a recordação do que passou como uma coisa que (na altura) foi óptima, a distinção entre o último ano que vivemos e os 6 anteriores. Veio até a saudade de algumas coisas que vivi (não da pessoa com quem as vivi) e até com isso tenho lidado bem.

Infelizmente veio também o sentimento de pena.
Pena porque há atitudes que não consigo compreender. Pena porque essas atitudes me fazem desvalorizar 7 anos da minha vida. Pena porque sinto que nunca soube quem ele era. Pena porque não compreendo como é que alguém que "viveu comigo 7 anos" consegue baixar a cara quando me vê, ignorar amigos que temos (tinhamos?) em comum e virar a cara a pessoas com quem "comeu à mesa" durante tanto tempo. Pena por não ser a única afectada no meio desta situação.

É tão triste.

6 comentários:

  1. e é incrível a quantidade de vezes que aqui venho, só para verificar que estás a viver e a sentir (quase) o mesmo que eu...

    é horrivelmente triste...

    ResponderEliminar
  2. Depois do cair do pano fica a recordação do espectáculo. Não gostaste do final, mas o enredo marcou-te. Compra um bilhete novo e assiste a um diferente, de certeza que vai ter o final que querias :P

    Não desvalorizes o que aprendeste nos 7 anos, usa-o a teu favor para não voltares a cometer os mesmos erros...

    ResponderEliminar
  3. Aninha... aquele teu sorriso... aquela tua força... já ta? Assim sim! =)

    ResponderEliminar
  4. O tempo muda as pessoas, e a mudança é ainda maior para quem estava habituado a lidar com tal pessoa todos os dias e que depois passa apenas a vê-la como uma pessoa distante, parecendo que nunca existiu nada.

    Fica apenas a recordação do que existiu e o saber que nunca nada voltará a ser igual.

    Resta continuarmos a nossa vida com um sorriso na cara e aproveitar cada momento, saber viver a vida é o mais importante, partilhá-la com alguém é só o que depois fica a faltar.

    P.S Também sou da FFUL e apeteceu-me mandar o meu bitaite ;)

    ResponderEliminar
  5. Morah: Welcome! Podes mandar bitaites sempre que quiseres! Um bitaite FFULiano é sempre bem-vindo! *

    ResponderEliminar
  6. e 2 situações destas em simultâneo?

    e no simultâneo perder acima de tudo o amparo de meses que mais pareceram anos, não pelo que custou mas pelo que valeu.

    e perder muitos de 6 anos?

    mas prá frente!!!

    chora-se, chora-se, soluça-se lá bem do fundo, inchamos, desinchamos, lembramos, choramos...tudo!

    no final olha-se para trás com um sorriso. seguro pelos bons momentos, amarelo pelos ultimos...

    e vamos crescendo assim!

    ResponderEliminar

Vamos lá reflectir...